Um fenômeno recente no mundo do consumo, mais especificamente no consumo de alimentos e bebidas, são os famosos planos de fidelidade. No contexto de crise econômica e retração no consumo das famílias, o plano de fidelidade vem para agregar valor ao produto estreitando relacionamento cliente / empresa e o mais importante, para incentivar o consumo em um momento em que a maior parte da população pisa no freio no que tange a compras.
A indústria de alimentos e bebidas vem passando por uma transformação e o ano de 2019 só irá acentuar as mesmas. O ramo de Delivery, assim como o novo “grab and go” continuam em franca expansão, por outro lado os industrializados vêm cedendo espaço aos produtos saudáveis, veganos, crus e orgânicos, que parecem ser a preferência das classes mais privilegiadas. Os serviços exclusivos aliados aos diferenciais “gourmetizados” do cardápio também conquistam os consumidores das gerações mais novas. Resumindo, só irão fidelizar seus clientes aqueles restaurantes que estiverem atentos a essas mudanças pois hoje elas já moldam o setor e indicam que o futuro não será tão diferente. Os estabelecimentos que mais rápido se adaptarem a essas novas realidades, certamente irão liderar o mercado nos próximos anos.
Outro ponto importante é a tecnologia, que aliada aos benefícios que os programas de fidelidade desenvolvidos pelos restaurantes oferecem, só vem a agregar no processo de consumo. Esqueça os cartões amassados, carimbos que se apagam com o tempo, notinhas fiscais que se perdem etc… com a tecnologia sendo usada para as promoções o consumo e resgate de premiações se tornou muito mais rápido e prático, pois demanda menos trabalho dos clientes e dá mais segurança aos restaurantes.
Por fim, os planos de fidelidade de restaurantes podem significar vantagens para ambos os lados, pois em muitos casos representam aumento do ticket médio, da frequência de consumo e de nível de satisfação dos clientes. Para a marca outras muitas vantagens podem ser citadas, já que os consumidores estarão mais próximo dela, fortalecendo seus atributos positivos e mitigando os negativos na percepção dos mesmos
A New Choice oferece uma linha completa de soluções em tecnologia para que o gestor possa automatizar seus processos comerciais fortalecendo seu relacionamento com seus consumidores, e, para que finalmente ocorra a implementação efetiva de seu programa de fidelidade.